CONTADOR

Utilizadores Online

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PARQUE PEDRA DA CEBOLA




Um dos parques mais visitados de Vitória abriga uma formação rochosa curiosa e bela. A pedra da cebola, que também dá nome à área verde, é um marco na parte continental do município. Encravada entre os bairros de Jardim da Penha, Mata da Praia, Bairro República e Morada de Camburi, a pedra encanta capixabas e turistas. O parque que a protege possui cerca de 100mil m2, chegando a medir 10 hectares, numa das regiões mais nobres de Vitória. 

O parque pedra da cebola possui exemplares de mata de restinga e de mata atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves. O parque foi implantado em novembro de 1997, num local onde, até 1978, existiu a pedreira de Goiabeiras, de propriedade da Companhia Vale do Rio Doce. Trata-se da primeira recuperação de área degradada por este tipo de atividade econômica no município. No ambiente da antiga jazida, uma área plana é utilizada para eventos de pequeno e médio porte e para a prática de atividades esportivas. Foram retiradas muitas pedras do local . A extração terminou há 25 anos. A área ficou bastante degradada e abandonada por muito tempo. Mesmo assim. A beleza da pedra, que resistiu às dinamites, continuava a atrair diversas pessoas. 

Ao observar a pedra, muitas pessoas podem concluir facilmente o porquê da comparação da rocha com uma cebola.  Mas engana-se quem pensa que foi da forma da pedra que partiu o nome dela. A pedra da cebola foi batizada assim, devido ao seu comportamento de desgaste geológico. A rocha vai se descamando como se fossem palhas de uma cebola. Para aqueles que querem fugir do estresse urbano, o parque convida ao descanso. Para os demais visitantes, além da pedra da cebola, o parque oferece uma pista para corrida e passeios de bicicleta, dois parques onde a criança encontra escorregadores e brinquedos, além de uma área de esportes com campo de futebol, com o único campo de beisebol de Vitória e também uma quadra de vôlei. Também há espaço para meditação e um jardim oriental. Há também diversas árvores nativas, lagos com pequenos répteis, animais soltos e outros presos em uma mini fazendinha.   

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Parque da Fonte Grande

Quem gosta de relaxar e ficar perto da natureza pode aproveitar tudo isso sem sair de Vitória. O Parque Estadual da Fonte Grande é a ultima área de grande porte com vegetação da Mata Atlântica e do ponto mais alto da Capital, que atinge quase 300 metros. O visitante tem visões espetaculares da Ilha de Vitória e regiões próximas.
As visitas podem ser realizadas de terça a domingo, de 08 às 17 horas. O acesso ao parque pode ser feito pela Rodovia Serafim Derenzi ou pela Estrada Tião Sá, no bairro Grande Vitória, para quem está de carro. Já as pessoas que estão à pé, podem ir pela Rua Antônio Dell Antonia, em Fradinhos, ou pela Rua Alziro Viana, no Centro.
O Parque Estadual da Fonte Grande foi inaugurado em 2001. Entre os seus 21,8 mil metros quadrados, podem ser encontrados répteis, pequenos mamíferos e aves, além de varias fontes e bicas, com destaque para São Benedito, Cazuza e Morcego.
O Parque também apresenta um Centro de Educação Ambiental (CEA), além quatro mirantes, onde os visitantes são privilegiados com cenários maravilhosos. São eles: Mirante do Mangue, Mirante do Moxuara, Mirante do Sumaré e Mirante da Cidade. E três mirantes naturais: Mirante dos Cactaceas, Mirante do Alto dos Camaraes e Mirante do Agave Gigante.